Doenças Vasculares

Varizes

O que são varizes?

São veias que perderam a sua função. Elas deveriam estar levando o sangue das pernas para o coração, porém, a fraqueza na parede dos vasos e a incompetência das válvulas da veia permitem uma inversão do fluxo do sangue, conhecido como refluxo. Este refluxo, somado à fraqueza do vaso causa uma dilatação, irreversível da veia, agora variz. 

PORQUE TENHO VARIZES? 

A principal causa das varizes é a história familiar, mas também está relacionada com obesidade, número de gestações, uso de hormônio, profissão, idade, entre outros. 

SE NÃO TRATAR AS VARIZES, ELAS PODEM PIORAR? 

A dilatação das veias causa acúmulo de sangue levando ao surgimento de dor, peso, cansaço e inchaço dos membros inferiores, nos casos mais graves podem pigmentar a pele e causar úlceras (feridas) nos tornozelos. Quanto mais cedo iniciar o acompanhamento, mais simples e efetivo será o tratamento. 

COMO POSSO TRATAR? 

Cada estágio da doença vascular tem um tratamento específico. O grande segredo do sucesso do tratamento está no diagnóstico preciso. Um estudo detalhado associando o exame clínico, a ultrassonografia vascular e realidade aumentada. Só então escolheremos a técnica adequada para o tratamento de cada variz. Laser Endovenoso, laser transdérmico, espuma ou microcirurgia.

Lipedema

Lipedema (síndrome gordurosa dolorosa) é uma doença crônica que ocorre na maioria das vezes em mulheres. É caracterizada por um acúmulo de gordura bilateral, principalmente nas pernas e tornozelos, porém, também pode ocorrer nos braços. Está gordura é dolorosa e pode estar acompanhadas de hematomas frequentes. Em casos avançados podem estar associados com deformidades de joelho e tornozelo, dificultando a marcha. 

Linfedema

Linfedema

Caracterizado por edema (inchaço) que ocorre por acúmulo de líquido intersticial (na pele), decorrente da insuficiência linfática. É uma condição que não possui cura, mas com tratamento adequado é possível adquirir controle absoluto. Podemos classificar, de acordo com o comportamento, aquele que desaparece pela manhã, até aquele que traz alterações acentuadas na pele (espessamentos e deformidades). É muito importante o diagnóstico e tratamento precoce, afim de evitar o agravamento do quadro. A terapia física complexa é o melhor tratamento, consiste na junção da drenagem linfática manual, compressão com faixas ou meia elástica, exercícios e cuidados com a pele, podendo também ser necessário medicamentos antibióticos e Linfocinéticos.

Trombose Venosa Profunda

Trombose Venosa Profunda

Caracteriza-se pela formação de um trombo (coágulo) dentro de uma veia profunda. Os sintomas vão depender do local ocluído, podendo variar desde edemas leves com dor ao caminhar, até grandes edemas com modificação de cor e temperatura da pele. O diagnóstico é feito de forma não invasiva pelo USG com Doppler venoso colorido, e o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível com anticoagulantes, afim de evitar a extensão do coágulo e o acometimento das veias do pulmão (embolia pulmonar). Existem fatores que aumentam a tendência à trombose, como uso de anticoncepcionais, tabagismo, varizes dos membros inferiores, viagens longas, cirurgias prolongadas, familiares com história de trombose. Nestes casos a avaliação do Cirurgião Vascular é muito importante para orientar como prevenir o surgimento da trombose.